top of page

ADQUIRA CONHECIMENTO!

Henrique VIII - Anglicanismo


Henrique VIII



O rei Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, mas pelo fato de a sua descendência ser comprometida em decorrência de entre os filhos que tiveram apenas uma única filha sobreviver, o rei não tinha um descendente que assumisse o trono em seu lugar.

Catarina de Aragão.

Deste modo, o rei pretendia se divorciar para se casar novamente, porém, o pedido de anulação de seu casamento não foi aceito pelo papa Clemente VII e, no ano de 1534, o rei obrigou - através do chamado Ato de Supremacia - que fosse criada a igreja anglicana, com a qual sobrepunha o poder do Estado sob o poder da Igreja.

Além de deixar de estar sob a autoridade o papa, garantindo, assim, a ampliação do poder da monarquia, o Estado expropriava inúmeras terras pertencentes à Igreja.

Nesse momento, a igreja na Inglaterra deixa de ser católica romana e passa a ser católica reformada.

Furioso com a decisão do papa, rompe com a Igreja.

As crenças, doutrinas e dogmas da Igreja Anglicana assemelham-se às católicas.

Dentre as principais semelhanças destacamos os fatos de os anglicanos acreditarem na palavra contida na Escritura Sagrada, bem como de praticarem os sacramentos do Batismo e da Eucaristia.

No que respeita às diferenças, destaca-se a questão das imagens, que não são aceites pelos anglicanos, bem como o não reconhecimento da autoridade papal, temos o monarca inglês como chefe da Igreja.

Os sucessores de Henrique VIII teriam, porém, que lidar com uma série de lutas religiosas internas. No governo de Eduardo VI (1547-1553), tentou-se implantar o calvinismo no país. Depois, com Maria Tudor (1553-1558), filha de Catarina de Aragão, ocorre a reação católica. O casamento da rainha com o católico Felipe II da Espanha faz da reforma religiosa uma questão nacional. Em 1559 a rainha Elizabeth I renova a soberania da coroa sobre a igreja e ratifica a liturgia anglicana, com a mistura de elementos do catolicismo e da doutrina calvinista reformada.

A Igreja da Inglaterra deixou de ser católica romana para ser católica reformada. Contribuiu decisivamente para que a reforma de Henrique sobrevivesse o Arcebispo de Cantuária, Thomas Cranmer, mentor teológico da reforma e elaborador do Livro de Oração Comum, que contém a Liturgia básica utilizada na Igreja Anglicana e que no reinado de Elizabeth se torna o líder máximo dos anglicanos.

Ainda hoje, a igreja anglicana continua como a corrente religiosa predominante no Reino Unido, tendo uma posição de destaque dentro da constituição do país. Com a expansão marítima do país, a denominação se espalha pelo mundo todo, havendo seguidores da igreja anglicana em boa parte dos antigos territórios que faziam parte do império britânico. O cristianismo de denominação católica segue como segunda religião mais importante.


QUEM SOMOS

"A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestre da vida, anunciadora dos tempos antigos" - Cícero

Somos estudantes federais do primeiro ano do ensino médio. Desejamos ajudar a sociedade a compreeender a história do mundo. Entre em contato conosco caso haja assuntos que não tenhamos postado e que seja de seu interesse.

Nunca perca um post!
bottom of page